terça-feira, 13 de julho de 2010

Tamanho do texto - Versão para impressão - Enviar por e-mail - RSS





11/07/2010

Leitor coleciona cadernos de Copas da Folha de Londrina







Sérgio Guisleri começou a montar sua coleção na Copa do Mundo de 1986

Com 11 anos de idade ele começou a guardar papéis. Na verdade, recortava as tirinhas da seção de quadrinhos, colava num caderno e montava uma espécie de gibi. Mais tarde evoluiu e passou a guardar reportagens, principalmente esportivas. Isso foi em abril 1986. Quando chegou perto da Copa do México, Sérgio Guisleri iniciou uma coleção de matérias e cadernos da Copa do Mundo da Folha de Londrina que conserva até hoje.



‘‘O mais complicado é saber que na primeira coleção quem ganhou a Copa foi justo a Argentina’’, brincou em tom de desabafo. Ele lembra que na época ainda era criança e tinha mais tempo para se dedicar aos recortes de jornais. ‘‘Sempre gostei de montar arquivos, mas chegou uma hora que eu não queria mais figurinhas. Queria juntar informações e parti para os jornais’’, conta.



‘‘Desde aquela época gostava de leitura e achava importante arquivar. É para a nova geração saber aquilo que aconteceu no passado. Se você não conhece a história, não sabe entender o presente’’, reflete ele, que hoje está com 35 anos e esporadicamente comenta assuntos polêmicos ou corriqueiros na seção de Cartas, da FOLHA.



Sem dúvida, predomina na coleção cadernos Folha Copa, além de recortes anteriores a 1986 referentes ao principal torneio de futebol do mundo. Também há matérias do Corinthians e do Londrina Esporte Clube que conseguiu salvar das traças e dos ‘‘empréstimos sem volta’’.



A fase que mais lhe empolgou foi durante a Copa de 1994, nos Estados Unidos, quando viu pela primeira vez o Brasil ser campeão mundial. ‘‘Foi tão importante que, na época, eu tinha cabelo comprido e prometi para os meus amigos que se o Brasil ganhasse iria cortar. Quando acabou a final contra Itália não tinha mais jeito. Mas eu mesmo cortei, não deixei ninguém relar nele’’, recorda.



Revirando a papelada castigada pelo tempo, Guisleri encontra algumas reportagens curiosas, como aquela que apresenta o Pré-Olímpico de 2000, sediado em Londrina. Outra relíquia mais antiga ainda está datada de 18 de abril de 1991. É a reportagem da primeira visita da Seleção à cidade. Era um amistoso contra a Romênia, quando os jogadores da ‘‘Era Falcão’’ venceram pelo magro placar de 1 a 0, gol de Moacir – jogador que defendia o Atlético Mineiro na época.



‘‘Uns acham que eu estou guardando papel velho. Mas outros procuram para fazer pesquisas. Já veio gente de imprensa e até pesquisadores aqui em casa para consultar os meus jornais. Mas hoje em dia não dá mais para emprestar. Uns levam e não trazem de volta, e quando devolvem está danificado’’, finaliza.