sábado, 19 de setembro de 2009

COMUNICAMOS A TODOS QUE A PARTIR DE DOMINGO DIA 20/09/2009 O PROGRAMA PASSARÁ A SER DAS 21:00 A 22:00 AGRADECEMOS A COMPRENSÃO DE TODOS
Patrick Swayze foi cremado, em cerimônia privada realizada em Los Angeles. É o que afirma a canal E!, que teve acesso à certidão de óbito do ator e informa que a cremação foi realizada no Pierce Brothers Westwood Village Memorial Park.

As cinzas do ator foram armazenadas no escritório do advogado de sua mulher Lisa Niemi e serão lançadas no Rancho Dias Alegres, no Novo México. O ator era apaixonado pelo lugar e escolheu a casa da família para passar seus últimos momentos.

Neste sábado (19), haverá uma cerimônia em Lake Lure, na Carolina do Norte. Será a última homenagem a Swayze e o lugar escolhido não poderia ser melhor: trata-se do povoado onde se passam cenas do filme Dirty Dancing, um dos grandes sucessos do ator no cinema.

Swayze morreu segunda-feira (14), vítima de complicações de um câncer no pâncreas. O atestado de óbtido indica um câncer de pâncreas avançado e insuficiência cardiorrespiratória
Fora Collor foi um movimento político ocorrido no ano de 1992, onde milhares de brasileiros saíram às ruas em passeatas pedindo a saída do poder do então presidente da República Fernando Collor de Mello.

Foi fruto da indignação popular em relação ao grande esquema de corrupção, do congelamento das contas bancárias, da alta inflação . Com a comprovação do esquema de corrupção, denunciado por Pedro Collor, irmão de Fernando Collor, que já estava em fase terminal de câncer, a sociedade indigina-se, a juventude vai a rua pedir o impedimento. Os grandes movimentos são organizados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), DCEs, centros acadêmidos, grêmios livres, e do descontentamento popular em relação ao governo Collor. Sua origem tem bases nas famosas passeatas dos caras pintadas, aonde os populares saíam na rua com slogam contra o Governo. Daí desenvolveu-se ao movimento denominado Fora Collor, e dos escândalos de corrupção sobre seu tesoureiro, no caso, PC Farias.

Embora tenha esse caráter de apoio dos movimentos sociais e estudantis, o Fora Collor teve apoio da mídia, que foi decisivo para o desfecho com o Impeachment do presidente, feito mesmo após sua renúncia.
DEPUTADO PÉRICLES DE MELLO (PT) 18/09/2009

PÉRICLES APOIA MANIFESTAÇÃO PELO PISO DOS PROFESSORES

O deputado estadual Péricles de Mello (PT), participou na última quarta-feira, dia 16, no centro de Curitiba, de uma manifestação organizada por educadores e trabalhadores de escolas, em defesa da Lei Federal do Piso Salarial Profissional Nacional da categoria. Após um ano em vigor, os professores paranaenses ainda não se beneficiam com a legislação por causa de uma liminar parcial do Supremo Tribunal Federal (STF).

A lei federal 11.738, sancionada em julho de 2008, estabelece o piso de R$ 950,00 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e permite que os professores utilizem 33% desse tempo em atividades complementares fora da sala de aula.

Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia, Péricles defendeu a vigência da lei no Paraná, quando cinco governadores, entre eles o do Paraná, ajuizaram em outubro de 2008, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no STF questionando a lei.

“O piso nacional é uma conquista história da sociedade brasileira num momento em que a educação se destaca no debate das questões nacionais. Entendemos que não se pode chegar a um desenvolvimento com justiça social se o ensino público não tiver o seu devido valor”, destaca o deputado. Para ele, a aprovação do piso nacional valoriza a carreira do professor. “Enquanto o educador não for respeitado pela sua função pedagógica, o ensino público ficará à margem de uma melhoria real no país. O piso cria um padrão básico de qualidade para o ensino público, atingindo professores em todos os municípios brasileiros”, defende.

No final de dezembro do ano passado, os ministros do STF decidiram manter, com ressalvas, a aplicação da lei federal. Decisão que alterou benefícios garantidos aos professores. O Supremo suspendeu o texto da lei que determina o cumprimento de, no máximo, 2/3 da carga horária dos professores em sala de aula, excluindo assim a hora-atividade.

Definiram também que o termo “piso” deve ser entendido como a remuneração mínima a ser recebida pelos professores, no valor de R$ 950 somados o vencimento básico e as gratificações e vantagens. Ambas as decisões valem até o julgamento final da ação pelo STF. Os professores alegam que, em virtude disso, há Estados e Municípios descumprindo o piso estabelecido e pagando menos aos profissionais.

Manifestação em Brasília

Cerca de 200 profissionais do ensino fizeram na tarde de quarta-feira uma manifestação em frente ao STF para pedir a rejeição Adin ajuizada pelos governadores do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Ceará. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

“Queremos que o julgamento seja feito no mais curto espaço de tempo, porque hoje no Brasil cada estado e município têm sua interpretação própria de como fazer o pagamento previsto na lei do piso. Há um oportunismo de governadores e prefeitos que estão se escudando no Supremo Tribunal Federal para não praticarem o que lei dispõe”, criticou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Roberto Leão.

A direção da CNTE tem audiência agendada com o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, no próximo dia 22.

Fonte/Autor:
Chute Inicial
Nova Unidade em Salvador foi inaugurada no mês de setembro
Corinthians.com.br
18/09/09 13h34
Divulgação

Nova unidade é a primeira na região Nordeste
No mês de setembro, foi inaugurada a primeira escola Chute Inicial do Nordeste. A nova unidade, que foi montada na cidade de Salvador - Bahia, será a primeira a carregar a bandeira da escola Chute Inicial na região.

A unidade de Salvador conta com uma grande estrutura e fica em frente da Praia de Patamares. Roberto Toledo, gerente de Esportes do Corinthians, destacou a estrutura da unidade e o trabalho que tem início na região nordeste com a inauguração.

"Esperamos que essa unidade seja pioneira no trabalho que a Chute Inicial deseja realizar na região. Sabemos da quantidade de corinthianos apaixonados no Nordeste, principalmente na Bahia, e tenho certeza que o local será um ponto de encontro dos torcedores do Timão. Fiquei muito satisfeito com a visita técnica que realizamos na unidade, pois realmente é um diferencial muito positivo poder fazer algumas atividades físicas da Chute na praia", afirmou o gerente.

Após dois meses de negociações, o diretor técnico da nova Unidade, Jorge Madureira, demonstra o quanto será importante a bandeira na cidade. "A realização do sonho de muitas crianças e adolescentes agora é fato em Salvador. Com a chegada da escola Chute Inicial Corinthians, a ”Terra do axé” fica ainda mais alegre, orgulhosa e ciente de que aqui também o futebol será tratado com arte e disciplina", destacou o diretor.

Informações
Avenida Otávio Mangabeira - Orla Praia Patamares -Salvador - BA
Telefones: (71)3363-4768 / (71)7812-5358 / (71)7812-5357
E-mail: chuteinicialcorinthiansssa@hotmail.com
Representantes da imprensa vão discutir informações oficiais
A comissão especial que analisa o Projeto de Lei 219/03, que fixa regras para o acesso a informações oficiais, vai realizar audiência pública com o diretor de Relações Governamentais da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Paulo Tonet Camargo; o vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo (Abraji), Fernando Rodrigues; e com um representante do Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A reunião ocorrerá na quarta-feira (23) às 14h30, no plenário 14.

A reunião foi requerida pelo deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), que também propôs reunião com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro, para discutir assuntos relacionados ao projeto.

A proposta do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) regulamenta o direito de as pessoas receberem dos órgãos públicos informações de interesse particular ou geral e estabelece condições de acesso aos documentos administrativos diferentes daquelas previstas para o acesso a informações que contenham dados pessoais.

Outros debates
A comissão também vai realizar audiência requerida pelo o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) com os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Arquivo Nacional, da Associação dos Arquivistas Nacionais e do Fórum Nacional Pelo Acesso às Informações Públicas. A data do debate ainda não foi definida.

O projeto estava pronto para ser votado pelo Plenário, mas o Executivo enviou proposta semelhante (PL 5228/09), que passou a tramitar em conjunto e precisa antes ser analisada por comissão especial.

Veja detalhes do trâmite da comissão

Íntegra da proposta:
- PL-219/2003

Notícias relacionadas:
Câmara instala comissão que analisa acesso a informações públicas
Câmara pode votar projeto que dá mais transparência a poder público
José Richa
1973/1977
Natural de São Fidelis, Rio de Janeiro, Richa formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná. Elegeu-se Deputado Federal pelo Partido Movimento Democrático Brasileiro em 1962. No ano de 1972, José Richa elegeu-se então prefeito do município, realizando uma administração que carreou vultosos financiamentos do governo federal para execução de inúmeras obras públicas no setor de saneamento e pavimentação. Contruiu também o Estadio do Café, Via Expressa, Projeto CURA, a nova sede do Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros, etc. Destaca-se como sua ação mais importante, o Plano Integrado do Distrito Industrial, que agrupou 85 novas indústrias e gerou dez mil novos empregos.
NOTICIA DA CAMARA DE VEREADORES DE LONDRINA Súmula: Autoriza o Executivo Municipal a celebrar convênios, com empresas e instituições cinematográficas sem fins lucrativos sediadas no Município, visando garantir a exibição gratuita de filmes a alunos e professores da rede pública municipal de ensino
NOTICIA DE CELEBRIDADE Ivete Sangalo novamente divertiu seus fãs com suas postagens em suas páginas na internet. Desta vez, a cantora publicou em seu blog oficial uma montagem divertida em que compara seu barrigão de grávida, agora com quase nove meses, ao do palhaço Bozo.
Rádio (comunicação)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Comunicação
Tipos[Esconder]
Social | De Massa | Interpessoal | Intrapessoal | Não-verbal | Visual | Audiovisual | Segmentada | Redes | Ciberespacial | Não-violenta

Mídias[Esconder]
Cartaz | Cinema | Correio | Fanzine | Gravadora | Internet | Jornal | Livro | Outdoor | Outbus | Panfleto | Quadrinhos ou BD | Rádio | Revista | Televisão | Vídeo

Profissões[Esconder]
Assessoria | Design gráfico | Editoração | Jornalismo | Produção Audiovisual | Produção Cultural | Produção Editorial | Publicidade | Radialismo | Relações Públicas | Roteiro

Disciplinas[Esconder]
Análise do Discurso | Análise de Conteúdo | Cibercultura | Dialética | Economia da informação | Estudos Culturais | Hermenêutica | Lingüística | Marketing | Memética | Retórica | Semiótica | Teoria da Comunicação | Teoria das Mediações | Teoria da Propaganda

Conceitos[Esconder]
Agendamento | Audiência | Censura | Ciberespaço | Cultura | Cultura de Massa | Espiral do Silêncio | Evento midiático | Imagem | Imprensa | Indústria Cultural | Informação | Interatividade | Linguagem | Mídia | Propaganda | Signo | Símbolo | Texto | Veículos

Elementos[Esconder]
Canal | Código | Contexto | Emissor | Feedback | Meio | Mensagem | Processo | Receptor | Repertório | Ruído

Temas e Questões[Esconder]
Convergência tecnológica | Democratização da Comunicação | Fluxo de Informação | Grande Mídia | Imperialismo cultural | Inclusão digital | Mídia Alternativa | Mídia Independente | NOMIC | Sociedade da Informação | Pós-Modernidade

Tecnologias[Esconder]
Animação | Ethernet | Hipermídia | Máquina de escrever | Microfone | NTICs | Podcasting | Radiodifusão | Radiotelefonia | Satélite | Telecomunicações | Teledifusão | Telefonia | Telegrafia | Videocassete

Escolas[Esconder]
Estruturalismo | Frankfurt | Palo Alto | Funcionalismo | UNESCO

Por país[Esconder]
Ver Comunicações por país

A radiocomunicação é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço.

Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante.

A radiodifusão é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem transcepção dos mesmos.

Índice [esconder]
1 Estrutura
2 História
2.1 As primeiras radioemissões
3 Tecnologia
3.1 Receptor
3.2 Transmissor
3.3 Transceptor
4 Ver também
4.1 Web Rádios
4.2 Fabricantes de Rádio Comunicação
5 Ligações externas


[editar] Estrutura
O rádio é um sistema de comunicação através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço, que por serem de comprimento diferente são classificadas em ondas curtas de alta frequência e ondas longas de baixa frequência, assim, utilizadas para fins diversos.

Os sistemas de radiocomunicação normais são formados por dois componentes básicos:

Transmissor – composto por um gerador de oscilações, que converte a corrente elétrica em oscilações de uma determinada frequência de rádio; um transdutor que converte a informação a ser transmitida em impulsos elétricos equivalentes a cada valor e um modulador, que controla as variações na intensidade de oscilação ou na freqüência da onda portadora, sendo efetuada em níveis baixo ou alto. Quando a amplitude da onda portadora varia segundo as variações da freqüência e da intensidade de um sinal sonoro, denomina-se modulação AM. Já quando a freqüência da onda portadora varia dentro de um nível estabelecido a um ritmo igual à frequência de um sinal sonoro, denomina-se modulação FM;
Receptor – Tem como componentes principais: a antena para captar as ondas eletromagnéticas e convertê-las em oscilações elétricas; amplificadores que aumentam a intensidade dessas oscilações; equipamentos para desmodulação; um alto-falante para converter os impulsos em ondas sonoras e na maior parte dos receptores osciladores para gerar ondas de radiofrequência que possam se misturar com as ondas recebidas.
[editar] História
Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projeto.

Na mesma época em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiências feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia. Ele fez as primeiras transmissões, no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa.

[editar] As primeiras radioemissões
O início da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofônicas, sendo a transcepção utilizada quase na mesma época. Consideram alguns que a primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906, nos EUA por Lee de Forest experimentalmente para testar a válvula tríodo.

No Brasil, a primeira transmissão foi realizada no centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, em que o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Bélgica, Alberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado. No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente. Era o começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Edgar Roquette-Pinto, a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC.

[editar] Tecnologia

Rádio com toca-fitas cassette. Anos 80.[editar] Receptor
A função do receptor de rádio é a decodificação dos sinais eletromagnéticos recebidos do espaço, captados pela antena, transformando-os em ondas sonoras, sinais digitais e/ou analógicos. A televisão e o rádio automotivo, por exemplo, são receptores.

O equipamento é conectado a uma antena receptora, um sistema de sintonia e amplificadores de áudio, vídeo e/ou sinais digitais.


Rádio de 1936, em madeira, AM e Ondas Curtas.[editar] Transmissor
O radiotransmissor converte sinais sonoros, analógicos ou digitais em ondas eletromagnéticas, enviando-os para o espaço através de uma antena transmissora, para serem recebidos por um radioreceptor, por exemplo, emissoras de AM, FM ou de TV Alem do LW.

[editar] Transceptor
O radio-transceptor, funciona das duas formas, como transmissor e receptor, alguns exemplos de transceptor são, o telefone celular, os radares nos aeroportos, os equipamentos de comunicações em veículos oficiais, e de empresas particulares.

Além da radiodifusão, existem outras modalidades na utilização de equipamentos emissores de radiofreqüência que influenciam nas radiocomunicações.

Radiotelegrafia, bastante utilizada até meados da década de 1970. Após o advento da digitalização, a transcepção via código morse caiu em desuso comercialmente e militarmente, embora ainda existam utilizadores da radiotelegrafia.
Radiotelefonia ainda utilizada, porém em outros modos, por exemplo, os telefones celulares são modos de radilotelefonia.
Radioemissora não é necessariamente radiodifusão, ou radiocomunicação. Uma radioemissora pode emitir sinais de rádio para os mais diversos fins, desde militares até industriais.
Radiocomunicação é a modalidade mais utilizada.
Radiogoniometria é uma modalidade de radiolocalização. Um radiogoniômetro localiza uma emissão de radiofreqüência de qualquer modalidade.
Radiolocalização é uma forma de radiogoniometria. Um radiofarol, por exemplo, sendo um radioemissor, emite sinais que são recebidos por um radiogoniômetro, que tendo um sistema monodirecional de recepção, faz a triangulação da emissora, localizando-a com precisão.
Radioterapia por Diatermia, chamado por alguns do meio médico de Ondas Curtas. Este sistema, embora não pertença ao assunto radiocomunicação, tem sua relevância, pois, é um dos maiores interferentes (Poluidor) nas radiocomunicações. Trata-se de um equipamento transmissor de radiofreqüência de alta potência utilizado em medicina e não em comunicação. Também não se deve confundir com Radioterapia por Radiação Ionizante), esta é realizada no comprimento de onda dos raios-x.
Sua relevância à radiocomunicação se dá pelo fato de serem (juntamente aos equipamentos de diatermia) grandes poluidores do espectro eletromagnético.
É um meio de comunicação que ocupa lugar de destaque. Apesar de ser um hobby, este tem vital importância para as pesquisas e desenvolvimento em diversas modalidades desta ciência.

As estações de radiocomunicação mantidas por radioamadores, se prestam para comunicados e conversas informais além dos concursos e competições nacionais e internacionais os chamados contestes. Além do passatempo, os radioamadores prestam serviços para testes de condições de propagação ionosférica, direta, e por reflexão, (inclusive lunar) nas mais diversas freqüências do espectro.

Em casos extremos, as estações de radiocomunicações de radioamadores, em função de sua portabilidade, agilidade, gama de utilização, potência, e sistemas de antenas de fácil montagem e alcance, auxiliam as autoridades de Defesa Civil do mundo inteiro nas situações de risco e calamidades públicas.

Ver também
Roberto Landell de Moura
[editar] Web Rádios
Radio Difusora Net (Flash Backs 24 Horas) Site - http://www.difusoranet.com.br
Escola de Rádio web (programação feita por alunos e ex-alunos Site - http://www.escoladeradio.com.br
[editar] Fabricantes de Rádio Comunicação
Motorola - http://www.motorola.com.br/ Kenwood - http://www.kenwood.com.br/

[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Rádio (comunicação)Estações de rádio vivas de Portugal, Brasil e do mundo
Rádios Públicas na língua portuguesa
Radiomuseum.org
Gravações antigas do rádio brasileiro
Ver e ouvir rádios e tvs em directo
Transmissão de Dados em Rádio Frequência
radios online em Portugal
Cursos praticos de Rádio

CURIOSIDADE DO CINEMA NACIONAL

A ELETRICIDADE E O CINEMA BRASILEIRO
A Usina de Ribeirão das Lajes já estava sendo construída no início do século pelo The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Company Limited (Cia. De Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro Ltda.). Era uma unidade provisória de 3.400 HP e começou a funcionar em meados de 1907.O fornecimento de energia elétrica foi fundamental para o estabelecimento das salas fixas de projeção em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, no segundo semestre de 1907, mais de 20 salas foram instaladas, tendo o maior número de assentos a recém inaugurada Avenida Central. O cronista João do Rio dizia que o cinematógrafo era o delírio da época.